Por que ter um plano de marketing?

Plano de Marketing

Plano de marketing é um documento elaborado pela área de marketing em conjunto com áreas relacionadas (comercial, produção, financeiro etc), que contempla ações detalhadas criadas para atingir um ou mais objetivos da empresa e abrange tanto a marca como produtos e serviços. Além disso, tem como finalidade estipular metas e auxiliar os gestores para tomadas de decisões assertivas uma vez que terão que avaliar se as ações contribuem para a realização do que foi definido no plano.

Por que ter um plano de marketing?

O plano de marketing serve como um guia. Ele ajuda a definir metas claras e como fazer para atingir a competitividade em mercados cada vez mais disputados. Porém ele deve ser algo presente dentro da empresa, ou seja, deve ser constantemente revisado e atualizado, acompanhando as mudanças da empresa e também do mercado.

A elaboração de um plano considera informações como dados de mercado, tendências, perfil do consumidor, análise e definição clara dos 4P’s do marketing (produto, preço, praça e promoção). Por isso podemos afirmar que, além de ser uma ferramenta importante para tomada de decisões, ele auxiliará a não perder de vista o resultado final definido, pois é muito comum, no meio das atividades do dia a dia, os problemas diários consumirem a atenção e energia da equipe.

Do que é composto um bom plano de marketing?

Em geral ele é composto por um resumo executivo, também chamado de sumário, onde irão constar os tópicos principais ordenados pela localização dentro do documento para fácil consulta.

Em seguida temos uma análise da situação atual de marketing da empresa, o que ela está fazendo, quais ações costuma realizar dentro do calendário, a forma como estão trabalhando a marca e a divulgação, seja dos produtos ou serviço.

Na sequência temos a análise de oportunidades dentro do mercado. Quais são as possibilidades interessantes para se explorar? Como utilizar a seu favor fatos, acontecimentos, dados e informações para potencializar os resultados?

Apresentadas essas partes, temos então a definição dos objetivos do plano de marketing. Este é o coração deste instrumento de gestão. É onde se quer chegar, o que irá direcionar o restante das atividades.
Chegando no programa de ações, onde irá constar todo o plano de ações detalhado com todas as informações da atividade, responsáveis e prazos para a execução, conclusão e alcance da meta proposta.

Temos a fase com o demonstrativo de resultados planejados, com as projeções e estimativas para cada uma das ações.

E, por fim, o controle e realimentação; é como será feito o controle e acompanhamento para que se observe se o planejado está sendo cumprido e o que precisa ser ajustado.

ETAPAS

Planejamento

Com o diagnóstico em mãos, é necessário organizar e processar as informações coletadas para definir os objetivos e metas. Aqui começa o período de pesquisas de mercado, macro e micro ambiente, análise interna da empresa, onde identifica-se em qual patamar se encontra, qual a situação atual dela e onde quer chegar. Neste estágio é que se define qual o mercado de atuação, público alvo, características do negócio, estratégias e onde serão colocado esforços para alcançar os resultados.

O detalhamento da análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) contribui para potencializar as forças, melhorar as fraquezas, aproveitar as oportunidades e conter as ameaças, definir o público alvo, a comunicação mais adequada e relevante para esse grupo de pessoas, transmitir o posicionamento da marca de forma clara e objetiva e ganhar espaço nas mentes e corações dos consumidores.

Também é importante falar da marca neste momento e, se necessário, realizar um reposicionamento visual da marca; integrar todos os materiais utilizados, seja ele impresso ou digital, criar um slogan que resuma a atividade da empresa e chame a atenção das pessoas, fazer o registro no INPI garantindo que ninguém mais possa utilizar a sua marca, etc.

Implantação

Após todo o trabalho de planejamento, desenhado o plano de execução e o marketing de vendas bem definido, divididas as tarefas e ações com os devidos responsáveis, prazos e prioridades, chega a hora de implantar tudo e tornar real tudo aquilo que foi proposto. Para isso é necessário que a equipe esteja engajada, sabendo do que irá acontecer e os detalhes, entendendo a importância do papel de cada um nos processos.

É muito importante que todos estejam envolvidos e bem informados sobre as mudanças e os planos que devem ser executados, para que a comunicação seja integrada e única, fortalecendo tanto a equipe como o posicionamento da marca apresentada. Dessa forma as chances de sucesso aumentam, o clima dentro da empresa melhora e os resultados acontecem.

Avaliação e Controle

É muito importante monitorar e sempre avaliar como estão sendo os resultados parciais e totais de todas as ações que a empresa esteja realizando e aplicando. Por isso é preciso ter em mãos os números atuais para que seja possível ver a variação no resultado após aplicar as ações propostas no plano.

Se for no ambiente virtual, este controle é total; sabe-se exatamente como está performando, o que deu mais certo e o que tem que ser alterado e revisado, pois as ferramentas web oferecem relatórios detalhados. Agora se for no tradicional, exige-se um pouco mais de esforços, pois o controle irá depender dos dados e informações que serão registrados para que essa análise seja fiel e os ajustes para as próximas ações sejam cada vez melhores.

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