As Dores dos 5 traços de caráter

Se tem uma coisa que todos nós enfrentamos no nosso dia a dia são problemas, e o que muita gente não sabe é que eles estão ligados a como nossa mente foi moldada a lidar com as mais diversas situações do dia a dia.

Você já deve ter reparado que em uma mesma situação, a reação das pessoas são das mais variadas, e isso acontece pelo fato de cada uma delas ter uma combinação de traços diferentes o que impacta dores de traços diferentes.

Como assim impacta as dores, não entendi?

Todos nós temos um pouco de cada um dos 5 traços de caráter, e cada um desses traços carrega consigo recursos e DORES, e quando essas são ativadas você terá um desafio a superar pela frente.

 

As DORES de cada traço

Para você entender melhor, durante a formação de cada um dos nossos traços de caráter, que vai da gestação até mais ou menos uns 5 anos de idade, nosso corpo e mente são moldados e conforme nossas experiências vividas, vamos desenvolvendo as dores e recursos de cada um deles.

 

Esquizoide

No momento da gestação é onde se forma o traço esquizoide. Imagina que o bebê está na barriga da mãe e quando ele se mexe, essa mãe fica preocupada, pois está passando por um momento difícil, e ai ao invés de mandar calor e sangue para o útero toda vez que esse bebê se mexe, ele fica frio e duro.

Para o bebê, aquele mundo ficou ruim quando ele tentou existir, ele entende que, quando se mexe, chuta, faz alguma coisa, aquele espaço fica ruim, ou seja, quando eu existo o mundo ao meu redor me rejeita.

Esse sentimento de REJEIÇÃO é a dor que ele vive e entende que precisa incomodar o menos possível, precisa ficar parado e quietinho, vivendo no mundo imaginário da cabeça, e isso ele leva para a vida.

Sempre que sentir que as ideias, os planos, e a si mesmo for rejeitado pelas pessoas, esta situação irá impactar demais e ele se sentira mal e provavelmente irá se isolar.

 

Oral

O momento que se forma o traço oral é a fase da amamentação, em que o bebê busca atenção para resolver os problemas que muitas vezes nem sabe o que é, mas sabe que alguma coisa está ruim ou incomodando.

Esse problema pode ser fome, xixi ou cocô, pode ser uma roupa apertada, uma etiqueta pinicando, enfim, algo que esteja tornando a vida de alguma forma ruim, e cabe a mãe ou pai resolver essa questão.

E é nesse momento que esse bebê desenvolve a dor dele, por exemplo, uma roupa que pinica e coça, a criança chora, e a dão peito, pois acha que é fome, ela continua chorando, ai verificam a fralda e está tudo okay, ai pegam no colo e a roupa pinica cada vez mais.

Percebe que a necessidade dela não está sendo atendida e nessa hora ela se sente abandonada, pois ninguém consegue resolver o problema e mesmo do lado de pessoas se sente sozinha com aquela situação ruim.

Entenda que é como o bebê se sentiu e não como as pessoas a trataram, para ficar claro que o traço vai se desenvolver com a visão e interpretação da criança.

 

Psicopata

Este traço se forma na fase em que a criança já anda e começa a se comunicar com as pessoas, já consegue fazer gracinhas e os pais adoram exibir o que a criança já consegue fazer para os outros.

E nessa interação a criança entende que o mundo é uma grande troca, você faz algo que eu peço e você recebe um agrado, um elogio, atenção e etc.

É aquela situação em que os pais pedem pra criança mostrar que já consegue chutar uma bola, dar uma cambalhota, mas tem horas que a criança não quer fazer isso e simplesmente não faz, nessa hora o que a maioria dos pais faz?!

Pede pra criança ir brincar e fazer outra coisa e continua a conversa ou o que estava fazendo antes.

Nesse momento ela se sente manipulada, ela entende que só tem valor que fizer algo para as pessoas.

Em situações que se sentir manipulado, em que está dando mais do que recebendo, ou que te enganaram e não cumpriram com o combinado, a dor da MANIPULAÇÃO bate e bate forte nessa hora.

A pessoa pode reagir de forma autoritária, caso ela tenha uma posição de poder, para retomar o controle da situação, pode se colocar no papel de vítima das circunstâncias e ficar como injustiçada ou irá seduzir a outra pessoa para buscar uma posição mais favorável para ela.

 

Masoquista

Este traço se forma no período do desfralde, momento que a criança começa a ter controle do esfíncter anal e consegue controlar o cocô e o xixi.

Mas a criança ainda não consegue controlar o momento exato que a coisa vai sair, e muitas vezes é cobrado de algo que simplesmente nem sabe e muitas vezes fica sem reação, pois nem consegue se defender desta situação.

E com medo de ser exposto e HUMILHADO na frente de outras pessoas vai se segurar ao máximo para evitar a todo custo situações em que passe essa vergonha.

Quando acontece algo em que ele é culpado e o repreende na frente de outras pessoas o fazendo reviver esse sentimento, pode ser agressivo ou se calar e se isolar.

Outra reação comum é aquele famoso, já que eu só faço besteira, eu vou fazer e com vontade agora, ai começa a fazer tudo errado já que vai levar a culpa e ser exposto aos outros, então o faz com motivo.

Mas isso é viver uma vida na dor, onde não utiliza a força e os recursos para ter uma vida boa, vive se protegendo, humilhando para não ser humilhado.

 

Rígido

Este é o último traço que se forma, já no período em que a criança começa a sentir o choquinho em umas partes de baixo, e começa a perceber o mundo em pares, que existe uma diferença entre as pessoas.

E nesse momento ele entende que o tio tem a tia, o avô tem a avó e nessa dinâmica o primeiro par é o pai ou a mãe.

E é nessa triangulação de relação que a criança se vê numa situação desfavorável, a mãe/pai diz que ama, que é tudo na vida, porém no final do dia eles não pode ficar juntos, e é aí que a dor da TRAIÇÃO ou SER TROCADO POR UMA OPÇÃO MELHOR acontece.

A criança é a ponta fraca dessa situação toda, e sempre que se sentir numa posição ruim, em que corre o risco de ser traído ou trocado, será muito ciumento, tenderá a ser muito controlador, ou vai começar a buscar outras opções para se “garantir” caso alguma coisa dê errado.

Quem tem esse traço é muito competitivo e se estiver vivendo na dor, nem vai querer entrar em disputa nenhuma, para não correr o risco de perder vivendo uma vida sem graça.

 

Recapitulando

Todos nós desenvolvemos um pouco de cada traço nas fases que falei acima, e o que vale é a interpretação pessoal de cada uma diante das situações da vida.

O esquizoide tem a dor da rejeição, o oral a dor do abandono, o psicopata a dor da manipulação, o masoquista a dor da humilhação e o rígido a dor da traição.

Lembrando que normalmente as pessoas têm 2 ou 3 traços maiores o que aumenta a complexidade das dores vividas, uma situação pode afetar mais de um traço deixando a vida dessa pessoa muito mais difícil.

Entender qual o seu mapa de caracteres, quanto tem de cada traço vai facilitar e muito o entendimento de como as coisas irão te afetar e como faz para sair desses problemas de forma rápida utilizando seus recursos.

Se você deseja saber como fazer sua Análise Destrave sua Mente entre em contato no whatsapp, tire suas dúvidas e agende seu horário para ter uma vida com mais respostas.

5 respostas

Trackbacks & Pingbacks

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.