O que é o Business Model Canvas e como utilizar?

O que é o Business Model Canvas e como utilizar?

O business model canvas é uma ferramenta de domínio público, qualquer pessoa pode utilizar este modelo e aplicar este método em qualquer empresa para se obter uma visão ampla do próprio negócio preenchendo todos os nove campos.

Para empreender é necessário mais do que uma boa idéia, é preciso entregar algo de valor para as pessoas e atender uma necessidade, ou seja, como irá curar a dor desse cliente e ser remunerado por isso.

Esta tarefa é possível desde que toda estrutura por trás do trabalho conspire a favor disso. Terá de conhecer bem quem é o cliente, qual dor você vai solucionar, como fará para entregar isso e como pretende ganhar dinheiro para manter seu negócio e ter lucro.

Existem várias ferramentas para organizar tudo isso e uma delas é o Canvas. A metodologia apresentada no Business Model Generation, é a que irei apresentar melhor a seguir, vamos lá?

O que é Business Model Canvas?

O Canvas é uma ferramenta prática e dinâmica que permite de forma simples, enxergar todos os aspectos fundamentais de um modelo de negócio em apenas uma folham dai o nome Canvas (uma tela).

Apesar de ser muito utilizada por Startups e novos negócios, esta ferramenta é indicada para empresas em atividade, pois permite que se veja a empresa como um todo e ajuda a traçar estratégias, buscar novas oportunidades e inovar.

Ele é dividido em quatro grandes áreas fundamentais de um modelo de negócio, cliente, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira, que se subdividem em nove elementos: segmento de clientes, proposta de valor, canais, relacionamento com cliente, fontes de receita, recursos principais, atividades chaves, parcerias principais e estrutura de custo.

Os 9 elementos do Business Model Canvas

01 Segmento de clientes

Neste quadrante você irá definir quem são as pessoas que você atenderá, pode ser pessoas ou empresas. Seu negócio poder um ou mais segmento de clientes, mas caso tenha muitos, terá de agrupá-los com o mesmo perfil (comportamento, necessidades, dores, etc). Uma dica importante, não tente agradar todo mundo, pois isso é impossível. Escolha nichos para trabalhar e conheça a fundo o cliente e suas características, desta forma irá entregar o que ele vê de valor nas coisas.

Perguntas que irão te ajudar a preencher esta parte: Para quem está criando valor? Quem são os clientes mais importantes? Como se agrupam os clientes? Que necessidades específicas eles tem?

02 Proposta de valor

A proposta de valor está ligado ao seu diferencial em relação aos seus concorrentes. O que irá fazer as pessoas escolherem seu produto ou serviço ao invés do outro? Valor está normalmente ligado a algo intangível, por exemplo, um serviço de beleza no salão entrega auto estima, confiança, bem estar, são esses valores que fazem as pessoas escolher um ao outro.

Perguntas que podem te ajudar a responder essa questão: Que valor você entrega aos seus clientes? Qual problema você está ajudando a resolver? Que necessidade você está satisfazendo? Quais são os produtos ou serviço ofertados para cada segmento de clientes?

03 Canais

Já sabe quem são os clientes e o que irá entregar para eles, está parte é sobre os meios com que irá se comunicar com essas pessoas ou empresas. Quais são os canais de comunicação que irá utilizar para chegar até elas, são os pontos de contato entre seu produto ou serviço e os clientes. Alguns exemplos são: redes sociais, 0800 (pós venda), site, entre outros.

Perguntas para te auxiliar a preencher os canais: Como você conseguirá alcançar os clientes? Como seus canais são integrados? Qual canal funciona melhor? Quais apresentam melhor custo benefício? Como estão integrados a rotina dos seus clientes? Como preferem ser abordados?

04 Relacionamento com cliente

Esta parte é para você descrever como você pretende se relacionar com seus clientes. Pode ser pessoal, em que você esta em contato direto com a outra pessoa, self service (é fornecido todas as ferramentas e meios necessários para que ela consiga realizar as coisas por conta própria), entre outras. É muito importante definir o tipo de relacionamento adequado para cada segmento de cliente e seu modelo de negócio, pois ele está diretamente relacionado a experiência geral de cada cliente.

Perguntas para te auxiliar a definir o relacionamento com cliente: Que tipo de relacionamento cada um dos seus segmentos de clientes espera que você tenha com eles? Qual é o custo de cada um? Como ele se integra ao restante do seu modelo de negócio?

05 Fontes de receita

A fonte de receita representa as formas com que o seu negócio irá gerar dinheiro. Dependendo do modelo de negócio pode haver mais de uma fonte de receita. Podemos citar como exemplo uma lavanderia, vende o serviço de lavar e passar roupas, vender produtos para perfumar roupas e ambientes e cabides especiais para cada tipo de roupa. Neste exemplo existem três fontes diferentes de renda.

Perguntas para auxiliar a preencher as fontes de receita: Quanto seus clientes estão dispostos a pagar? Como pagam? Como preferem pagar? Por o que eles pagam? Por tempo? Por uso? Por produto? Quanto cada fonte de receita contribui para o montante total?

06 Recursos principais

Aqui você irá verificar quais são os principais recursos para que o seu negócio funcione. Pode ser físico, financeiro, intelectual ou humano, isso vai depender qual é o tipo de negócio. Em uma industria, máquinas, insumos, pessoas são recursos principais para a produção da mercadoria, já em uma consultoria o recurso intelectual e de pessoas são os principais.

Perguntas para auxiliar a preencher os recursos principais: Quais os recursos necessita para entregar a proposta de valor? Quais os recursos para atender os canais de distribuição? E o relacionamento com cliente? O que é necessário para fazer acontecer?

07 Atividades principais

São as ações mais importantes que devem ser feitas na empresa para que os produtos ou serviços sejam entregues e atendam a proposta de valor. Assim como os recursos as atividades mudam de negócio para negócio, é necessário uma análise bem precisa para identificar aquelas atividades que fazem toda a diferença no processo. Pode fazer parte das atividades principais: preenchimento de cadastro, desenvolvimento de treino personalizado, marketing, etc.

Perguntas para auxiliar a preencher as atividades principais: Que atividades sua proposta de valor requer? E os canais de distribuição? E os relacionamentos? E as fontes de receita? Que atividades precisam ser feitas para atender as expectativas do cliente?

08 Parcerias principais

Quando se fala de parcerias, deve sempre ter em mente os fornecedores, de que forma essa rede te ajudam a manter a entrega dos seus produtos e serviços, de que forma eles otimizam seu processo, reduzem seus riscos, enfim são essenciais para ajudar a entregar a proposta de valor. Pode ser um fornecedor de insumos, uma seguradora, entre outros.

Perguntas para auxiliar a preencher as parcerias principais: Quem são seus principais parceiros? Quem são seus principais fornecedores? Que recursos principais estão adquirindo dos parceiros? Que atividades chave são executada por parceiros?

09 Estrutura de custo

Sua estrutura de custo deve constar todos custos envolvidos em seu modelo de negócio. Tanto os custos fixos como os variáveis devem ser levados em consideração, ou seja aqueles que tem todo o mês e aqueles que variam conforme a produção.

Perguntas para auxiliar a preencher a estrutura de custo: Quais são os custos mais importantes do modelo de negócio? Que recursos principais são mais caros? Quais atividades principais são as mais caras?

Como preencher o Business Model Canvas?

A melhor forma de preencher o Canvas do seu negócio é imprimir o quadro padrão, e usar post it e fazer as anotações para cada um dos quadros. É interessante reunir a equipe na hora de construir o Canvas, isso irá tornar o processo mais criativo, mais idéias podem surgir e o resultado pode ser melhor do que imagina.

Recapitulando os pontos principais

Espero que tenha sido produtivo e tenha agregado mais conhecimento para você utilizar dentro de sua empresa. Vou apontar os principais pontos para que as informações fique fresca na memória.

O que é o Business Model Canvas?

É uma ferramenta prática e versátil para enxergar o negócio como um todo, ter uma visão geral e poder tomar decisões importantes.

Quem pode usar o Canvas?

Muito utilizado por Startups e novos negócios, mas ela ajuda e muito negócios já em andamento que querem inovar, lançar novos produtos ou entrar em novos mercados por exemplo.

Quais são os 9 elementos que fazem parte do Canvas?

  • Segmento de clientes;
  • Proposta de valor;
  • Canais;
  • Relacionamento com cliente;
  • Fonte de receita;
  • Recursos principais;
  • Atividades principais;
  • Estrutura de custo.

Como preencher o Canvas?

Imprimir o quadro e com ajuda de post it e sua equipe discutir, analisar e preencher cada elemento.

 

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