De onde surgiu a análise corporal?

A análise corporal é uma metodologia nova para entender como a nossa mente funciona através do formato do nosso corpo.

Costumo dizer que o nosso corpo é a parte visível da nossa mente e por isso é possível descobrir como você é somente observando os seus traços corporais.

Parece até que a pessoa ela adivinha como você pensa, reage, diante das situações, mas fique calmo que existe muito estudo e ciência por trás disso tudo.

Você já ouviu falar de uma pessoa chamada Freud?

Essa teoria ela iniciou com estudos dele, em que analisando as pessoas ele percebeu que existia uma mente dentro de um corpo, até então o corpo era exclusivamente algo biológico, físico e estrutural.

A partir dessa descoberta muitas outras coisas surgiram por conta disso, o universo do desenvolvimento humano se desdobrou com um olhar para a parte mental, emocional e sentimental.

Foi então que um de seus alunos Reich, aperfeiçoou esse estudo de Freud e concluiu que não era uma mente dentro de um corpo, mas sim uma coisa só que funciona em sincronia, e ele passou a estudar tanto o que as pessoas falavam como também o formato do corpo dessas pessoas.

Reich percebeu que o comportamento e reações das pessoas com corpos parecidos eram bem semelhantes.

Em seguida Lowen sistematizou essa descoberta de Reich, classificando em 5 perfis, que utilizamos hoje dentro da análise corporal.

 

Como se formam os traços?

 

Através do processo de mielinização do sistema nervoso, cada um desses 5 traços vai sendo formados tanto no corpo quanto na mente da pessoa.

Esse processo funciona como um fio elétrico desencapado, e do período da gestação até mais ou menos uns 5 a 6 anos de idade ela vai ganhando uma capa de mielina e isso vai moldando a mente e o corpo dessa pessoa.

Em cada etapa a experiência e vivência dessa criança vão refletir no corpo e na mente dela, por isso é comum ver gêmeos idênticos quando pequenos, irem mudando conforme vão crescendo, pois cada um deles teve as próprias interpretações das situações do dia a dia.

 

Por que tem revolucionado o desenvolvimento humano?

 

Imagina querer usar um equipamento novo, sem ao menos ler o manual, você até vai conseguir fazer funcionar, mas vai dar mais trabalho ir descobrindo por tentativa e erro as coisas.

Terão muitas funcionalidades ainda que nem vai usar, porque simplesmente você não conhece ou nem sabia que tinha.

Isso é o que acontece com a gente quando não conhecemos o nosso próprio funcionamento, deixamos de usar algumas habilidades importantes que temos e vivemos dores e problemas sem saber como sair deles.

O pessoal do O Corpo Explica conseguiu medir quanto cada pessoa tem dos 5 traços de caráter.

Todos nós temos um pouco de cada um, mas a quantidade que temos influencia diretamente na forma como encaramos e resolvemos os nossos problemas.

E conhecendo os recursos e as dores do nosso mapa, é como se tivéssemos o nosso manual de funcionamento, conhecendo o que temos de recursos para lidar com as dores e problemas que mais irão afetar cada pessoa de acordo com a combinação da pessoa.

E de verdade ele traz a certeza de como você funciona, sem achismo, sem testes prontos e genéricos.

Você vai ter respostas e clareza sobre como sua mente funciona, e o que precisa fazer para resolver seus problemas, entender por que te afeta, porque não conseguiu sair deles e qual o plano de ação seguir.

Por isso ele tem revolucionado o desenvolvimento humano, é muito bom quando você sabe mais sobre si mesmo, sem precisar ficar adivinhando as coisas.

 

Quer saber mais sobre os 5 traços de caracteres, baixe o e-book gratuito que preparei com muito carinho para você, só clicar no botão abaixo.

2 respostas

Trackbacks & Pingbacks

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.