O que é e como definir o posicionamento da marca?

O que é e como definir o posicionamento da marca?

Vivemos em um mundo em que cada vez mais se consome muita coisa diferente e ao mesmo tempo, as opções são tantas que é difícil escolher uma às vezes. Porém é necessário optar; isso é natural, faz parte de nosso dia a dia e fazemos isso o tempo todo.

E a escolha que cada um faz define como nos portamos diante da vida e dos nossos problemas. Isso é uma forma de se posicionar e muitas vezes dizer quem somos.

Com a marca é a mesma coisa, porém ela possui um tom diferente da vida pessoal pois é representada por um grupo de pessoas e envolve definir qual rumo seguir, quais atitudes tomar e como se comunicar com o cliente. Afinal é importante saber como os clientes veem a marca e como ela está sendo lembrada.

Uma coisa muito importante é ter bem definido qual a missão e valores da empresa, pois definem o propósito dela para a sociedade, e isso irá servir de guia para o posicionamento.

A importância de um bom posicionamento

A Kodak ha muito anos foi líder no mercado de fotografia. Chegou a ter 80% de participação na década de 70, sendo a empresa mais conceituada neste ramo de atividade. Chegou a inventar a câmera digital, porém engavetou a ideia com medo de perder as vendas de filme fotográfico e não buscou um novo posicionamento no digital. Duas décadas depois as câmeras digitais entraram com força no mercado, mas a Kodak manteve o posicionamento antigo e quebrou em 2012.

Já as sandálias Havaianas, no início dos anos 90, enfrentavam uma forte crise de vendas em que o público alvo eram pessoas de baixa renda e apenas três cores. As pessoas começaram a ter vergonha de usar pelo produto ser associado à falta de dinheiro. Em 94 em busca de um novo posicionamento que elevasse o status dos chinelos, ela lançou as Havaianas top em 40 cores, mais caras e usando celebridades, o que elevou o valor da marca e do produto e mudou o conceito na mente das pessoas.

É preciso ter relevância para as pessoas

Cada vez mais a interatividade com a marca se torna importante para um relacionamento duradouro com os clientes, e a relevância é o fator chave para que isso aconteça. As empresas têm investido muito na oferta de algo que extrapole as expectativas ou que tenha sentido maior do que somente o produto ou serviço que compram.
A Redbull empresa de bebida energética oferece muito mais que aquele refrigerante dentro da latinha. Ela oferece conteúdo de entretenimento, diversão e esportes radicais, que as pessoas consomem tanto quanto o produto dela.

Trazendo para um padrão genérico, temos três partes importantes para construir um posicionamento forte. São elas: O que faz? Como faz? Por que faz?

As duas primeiras perguntas são bem fáceis de se responder. Por exemplo, se falamos de um vendedor de lanches naturais.

– O que faz?: Lanches com produtos naturais com baixo teor calórico,
– Como faz?: Com produtos selecionados sem agro tóxicos, frescos e pães integrais.

A grande questão, o ponto chave, é:

– Por que faz?: Pois acreditamos que as pessoas devam cuidar melhor da saúde para uma qualidade de vida melhor e auto estima e menos dependência de remédios.

É este espírito que deve ser transmitido no posicionamento da sua marca, para fazer de você diferente daquele que vende lanche somente para ganhar dinheiro.

Qual o seu diferencial?

Além de ter um “por que” e encontrar a própria relevância, ela deve ser aliada a um diferencial que faça sentido para os clientes. O foco deve estar na ponta final do processo, ou seja, aqueles que irão de fato consumir o produto ou serviço.

Faça uma boa pesquisa sobre quem é seu cliente, do que eles gostam, o que fazem, quais são os problemas deles, hábitos de consumo entre outros itens. Com estas informações em mãos, é possível encontrar o seu diferencial aliado com o propósito da empresa.

Uma dica muito valiosa é ir às ruas falar com as pessoas; saia de casa. A internet fornece informações, mas é no contato pessoal que será possível sentir de verdade a realidade e ter certeza que esta indo no caminho certo ou se precisa mudar de rumo.

Saia da zona de conforto

Com todas essas informações, você tem condições de olhar para a própria empresa e ver o que estão fazendo, como estão fazendo e se está de acordo com os propósitos. Se não estiver, comece hoje mesmo a mudança e saia na frente dos seus concorrentes; posicione-s para fazer a diferença no mercado.

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