O que faz o marketing?

Marketing e Vendas: o que é, e de que forma contribui para o sucesso das empresas

Quando falamos em faturamento logo pensamos em vendas. Mas quando falamos de clientes, relacionamento, pós-vendas, marketing e vendas se misturam de tal forma que parecem a mesma coisa, mas na realidade não são. Isto gera uma grande confusão para as pessoas e até mesmo para os profissionais destas áreas.

Embora possa parecer complicado colocar a equipe de marketing e de vendas trabalhando em sintonia, vale a pena e garante que as equipes estarão alinhadas e empenhadas quanto aos objetivos comuns.

Mas afinal, o que faz o marketing e vendas? De que forma se complementam e qual a diferença entre eles?

O que faz o Marketing?

O marketing tem como missão ajudar a empresa atingir seus objetivos, sejam eles para fortalecer a marca, divulgar os produtos e serviços, aumentar vendas, o marketshare (fatia de mercado) ou fidelizar. E qualquer uma destas ações demandam competências de diferentes áreas, ou seja, mobiliza toda a organização.

Mas se o marketing é responsável por ajudar a atingir os objetivos da empresa, porque precisa da competência de outras áreas?

A verdade é que embora exista um departamento denominado marketing, com profissionais devidamente qualificados e alinhados com o plano de marketing e ações desenvolvidos, todas as pessoas que trabalham na empresa são marketeiros e sabem a importância do que vendem.

De nada adianta elaborarmos uma ação impecável com clientes, se o atendimento não for adequado, se a entrega não corresponder ao prometido ou se a empresa não responder prontamente aos questionamentos feitos por eles. Enfim, em todos os exemplos mencionados o cliente terá uma percepção negativa sobre a empresa.

Em suma, entre os objetivos do marketing está a tarefa de criar e manter impressão positiva da empresa perante os clientes e mercado onde atua.

E como fica a área de vendas nesta história?

Vendas: Atacante da Jogada

Fazendo um paralelo com o mundo do futebol, enquanto o marketing atua como meio de campo, a área de vendas fará o papel de atacante. Se o meio de campo falhar dificilmente a área de vendas conseguirá marcar o gol. E é desta forma que estas área se complementam, o marketing busca e disponibiliza informações sobre o mercado, público alvo, tendências e a área de vendas definirá formas de comercializar os produtos, buscando melhores prazos e condições de pagamento para então atingir as metas de vendas e faturamento da empresa. Por isso a importância de se ter estratégias para cada produto ou linha de produto, afinal existem diferenças entre eles e devem ser trabalhados de formas diferentes, o preço, a apresentação, as ações promocionais, comunicação e fidelização. Tudo isso bem construído e acertado com a equipe de vendas fará com que o esquema tático e as jogadas ensaiadas alcancem o gol tão desejado.

Marketing e vendas: o que seria de um sem o outro?

Considerando que a área de vendas possui a carteira de clientes e dispõe de conhecimento e ferramentas para prospectar novos clientes, porque o alinhamento com a área de marketing é tão importante?

Realizar vendas, fazer a entrega de um produto ou serviço para um cliente não é uma tarefa muito difícil, porém para manter relacionamento a longo prazo, buscando fidelizar e através destes trazer novos clientes para a empresa, manter boa reputação e agregar valor à marca dependem de fatores que competem ao marketing por isso a importância desta parceria.

Para garantir que vendas e marketing estejam alinhados estes devem possuir objetivos iguais ou no mínimo semelhantes e manter comunicação clara sobre o progresso e andamento das ações. Essa união gera bons frutos quando trabalham em sintonia e otimizam acertos.

Já se foi o tempo em que cada um estava apenas dentro da sua função. Cada vez mais se exige que todos façam parte de tudo que ocorre no local de trabalho e entendam que juntos constroem muito mais do que isolados ou guardando informação. Compartilhar e produzir em equipe de forma organizada é a grande chave para marketing, vendas e toda a empresa crescer e alcançar o sucesso coletivo

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.