Por que contratar uma consultoria empresarial?
Por que contratar uma consultoria empresarial
A grande questão na verdade é: Qual o papel de um consultor dentro da empresa?
O trabalho de consultoria é pouco divulgado em termos de como é, os benefícios que isso trará para a organização e como avaliar os resultados do serviço executado. Essas e outras perguntas serão respondidas; você entenderá a importância deste profissional na sua empresa e o que podemos fazer pelo seu negócio.
Nova perspectivas sobre os problemas
É difícil enxergarmos o que está dando errado vivendo dentro da situação problema. Sendo uma pessoa externa a rotina de trabalho e organização, é possível trazer uma visão mais analítica, diferenciada, com olhos críticos sobre toda a empresa e, através de um diagnóstico, levantamento de dados e observação dos processos, perceber os pequenos detalhes que passam despercebidos pela equipe e até mesmo pelo gestor. Com essas informações em mãos, podemos apresentar um planejamento com propostas de melhoria em pontos cegos do negócio.
É papel do consultor captar estas pistas e sugerir as mudanças necessárias para que os resultados sejam alcançados, mas para isso, é necessário apoio dos sócios e gestores no processo; uma relação de parceria, troca de informação e suporte na elaboração do planejamento e execução, para assim ter o sucesso desejado.
Processo com começo, meio e fim
As mudanças às vezes até se iniciam na empresa, porém com o tempo a rotina e o processo interno já instaurado acaba acomodando as pessoas, perdendo o foco inicial da mudança deixando aquele planejamento sem data.
A consultoria trabalha com definição de prazos bem definidos, assim como a entrega dos resultados ao final do período pré estabelecido.
Uma equipe externa não vivencia o dia-a-dia de trabalho interno nem o convívio direto com pessoas. Ela mantém o foco na mudança e na melhoria proposta, priorizando as metas do contrato de trabalho, não perdendo de vista os prazos e nem abandonando o projeto no meio do caminho, sendo comprometida a entregar aquilo que foi combinado do inicio ao fim.
Economia de tempo e dinheiro
O vínculo temporário com o consultor constitui uma economia de custos de contratação ou desligamento de um funcionário que seria útil por um determinado período ou projeto e depois não teria tanta demanda de trabalho futuro. Contratar uma pessoa, treinar, ou mesmo capacitar através de cursos e treinamentos acaba representando um custo elevado para a empresa, além de consumir tempo e nem sempre trazendo resultados satisfatórios.
A atuação do consultor vem para suprir essa necessidade de conhecimento específico não disponível na equipe. Pode ser que exista na empresa uma pessoa capacitada, porém que não dispõe de tempo e braços de trabalho suficiente para executar a tarefa.
Além disso o conhecimento, informação e experiência do consultor acabam sendo transmitidos para a equipe e gestores durante o processo de trabalho, sendo uma fonte rica e compacta de aprendizado para todos.
Neutralidade e ajuda para tomada de decisão
A experiência em diversas empresas contribui para uma bagagem e tanto, que irá auxiliar os gestores principalmente a tomar decisões melhores através de dados e informações sobre o mercado, concorrência e fornecedores, que irão ajudar no sucesso e assertividade das decisões a serem tomadas. Além disso, mesmo em situações delicadas, será apresentado o melhor caminho de forma neutra e imparcial, pois não há, por parte do consultor, interesses envolvido dentro da organização como, por exemplo, disputa de cargos e poder, apresentação de resultados ou destaque dentro da equipe.
Não sofrendo tais influências internas ou vícios organizacionais, é que o consultor apresenta uma visão holística e que muitas vezes ultrapassa os limites físicos da empresa, com novas ideias, pesquisas, novas tendências para enriquecer e direcionar melhor o rumo das atividades, objetivos e resultados.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!