O que é Autoconhecimento?
O autoconhecimento tem sido uma das grandes habilidades de pessoas de sucesso, tanto no aspecto profissional como no pessoal.
Entender a maneira como se comporta e lida com as mais diversas situações é controlado por processos mentais internos e quando consegue identificar e gerenciar isso tudo, terá uma vida mais saudável e equilibrada.
Existem muitas pessoas que tem medo de se entender e conhecer, mas autoconhecimento é poder se conhecer e explorar o máximo do próprio potencial.
Você á parou para pensar o quanto se conhece – e como pode se conhecer mais?
A importância de expandir a consciência
Toda vez que se traz uma nova informação para a consciência, o colocamos no eu consciente, e a partir dai é possível buscar soluções, e até mesmo mudar hábitos ruins em bons.
Estar ciente das coisas que acontecem dentro e fora de si, sejam emoções, sentimentos, pensamentos, ações, vão te dar poder e controle do rumo da vida.
Oliver Holmes já dizia “A mente humana, uma vez expandida, nunca mais volta ao seu tamanho original.”
Essa frase mudou minha vida e a forma como olhei e ainda olho para o autoconhecimento, foi esta prática que fez a minha vida melhorar, aumentei meus resultados e consegui alcançar as coisas que sempre desejei.
Entenda que isso é uma jornada e não uma ação pontual, aos poucos que se observa os pensamentos, ações, os gatilhos que disparam atitudes negativas, e com isso mudar e fazer coisas que realmente fazem sentido.

Fonte:freepik
Benefícios de se conhecer
Existem inúmeros benefícios que o autoconhecimento pode trazer na vida, quero compartilhar três vantagens que esta virtude pode oferecer.
Descoberta das nossas forças e fraquezas
Todos nós possuímos, o que gosto de chamar, superpoderes e também nossas fraquezas, e quando descobre quais são elas o jogo muda.
É praticamente impossível querer utilizar esses superpoderes se não souber reconhecer eles para então utilizá-las da melhor maneira.
Suas forças precisam ser utilizadas a seu favor, de maneira que te ajudem a alcançar seus objetivos de forma mais tranquila.
Olhe para dentro de si, e comece a observar quais são as coisas que faz com facilidade, o que faz que traz sentimento bom.
Em relação as fraquezas, é necessário conhecer para entender as próprias limitações e o que precisa fazer para melhorar reduzir os efeitos delas nos seus resultados.
Melhora a autoestima
A autocrítica é um dos grandes vilões quando se fala da autoestima, pois ele sempre irá apertar na parte mais fraca, levando a sentimento de culpa e desanimo.
Porém quando se veste os óculos do autoconhecimento, você começa a enxergar muitos motivos para agradecer e pelas coisas boas que tem feito, os resultados que têm entregado, pessoas que tem ajudado.
Olhas para as coisas boas que possui, e para o impacto positivo que está gerando. É muito comum olhar só para o que não deu certo.
Busque no seu dia as coisas que fez pelas quais é grato e reconheça para si mesmo quais superpoderes utilizou para alcança-los.
Melhora os relacionamentos
Quando você se conhece, aprende a respeitar mais as diferenças e consegue lidar melhor consigo e também com os outros.
Irá perceber que nem todos pensam e agem como você, e que isso é bom, afinal as pessoas complementam umas as outras com seus superpoderes.
Entenda que cada um terá coisas que faz muito bem e coisas que terá dificuldade, e será necessário respeitar essas limitações e aproveitar o melhor que as pessoas podem oferecer.

Fonte:freepik
Os três níveis do autoconhecimento
Se você chegou até aqui parabéns, conseguiu compreender melhor o conceito de autoconhecimento e também sua importância para alcançar o próximo nível pessoal e profissional.
O escritor Niklas Goeke fala em seu livro que existem três níveis de autoconhecimento que a pessoa precisa desenvolver que são:
1 – Pensamento: é tudo aquilo que você pode desenvolver utilizando apenas a própria mente.
Ex: Ler um bom livro é como ter uma conversa com alguém que fala uma língua estrangeira – exceto que é você quem faz toda a interpretação. Ali é só você e o autor. Quando esses dois se falam, o resultado é a auto-reflexão.
2 – Expressão: exercícios para avaliar e desenvolver a forma como você se expressa em termos de crenças, valores e atitudes.
Ex: Escolha um evento que tenha acontecido no dia e que deseja refletir. Quais foram as crenças que se formaram após o evento e por fim quais as consequências dela e como você se sente depois do evento.
3 – Implementação: o que você pode aplicar no mundo e em sua vida para alcançar os objetivos desejados.
Ex: Pratique a reação, pausa e planejamento. Sempre que algo sério acontecer, ao invés de reagir imediatamente, congele tudo e tire um tempo para planejar. Finja de morto e depois decida o que fazer.

Fonte:freepik
Coaching como ajuda no autoconhecimento
Existem pessoas que irão conseguir se conhecer por conta própria e outras pessoas irão precisar de ajuda.
Por isso, contar com o apoio de um profissional experiente pode fazer toda a diferença no seu resultado, e pessoas de sucesso contam com ajuda de outras pessoas para avançar.
Com a metodologia coaching, você terá acesso a ferramentas e técnicas para conseguir chegar onde deseja, tendo autonomia de revisitar essas ferramentas e ir se aprimorando cada vez mais sozinho depois.
Se é conhecer a si mesmo que você quer e precisa, pode contar com o coaching.
O autoconhecimento é um convite a evolução
Só quem se conhece, evolui.
Busque se tornar uma melhor versão sua a cada dia e terá sempre uma evolução constante, você vai ver.
Movimente-se, a vida é curta para ficar parado.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!